4º Laboratório - Finalização de Projeto

Nesse Laboratório temos como objetivo finalizar o projeto com o ESP32 e desenvolver o aplicativo de celular para controlar as aplicações do ESP32. Como o código de comandos do ESP32 e do aplicativo para celular são muitos extensos, estarei deixando link para download dos mesmos.  

Relembrando o escopo do Projeto: 
automatizar lampadas de uma casa, utilizando a placa de desenvolvimento ESP32 através de um aplicativo de celular. O usuário poderá ligar e desligar a lampada de qualquer comodo com o toque de um botão ou por meio de comando de voz. 

Materiais Necessários:

  • 1 ESP32
  • Módulo Relé 5V 10A - 4 entradas
  • 3 soquetes.
  • 3 lampadas bivolt
  • 1,5 metros de cabo de cobre paralelo
  • 1,5 metros de cabo Flexível 
  • 4 plugs de tomada de 2 pinos macho
  • Jumpers 
  • Fita isolante
  • 2 placas de isopor de 1 metro e 2 cm de espessura (para fazer a maquete)
  • 1 Cabo USB para micro USB (cabo de alimentação de Smartphone)
  • Computador com entrada USB e internet
  • Plataforma IDE Arduíno (Caso não tenha instalado veja nas  Postagens anteriores)

Passo 1:

Devemos fazer a montagem física do nosso projeto, montando a maquete. Para cortar o isopor recomento uma faca quente ou ferro de solda, caso tente serrar o isopor o acabamento será muito ruim. Você pode montar a maquete como quiser, lembrando que a casa deve ter 3 cômodos. 

Para pregar as paredes recomento usar palitos de dente que podem ter as pontas cortadas no final, assim a maquete não fica melecada de cola. 

Obs: Não esqueça de fazer os furos no isopor para colocação do soquete.

 Maquete já montada


Furo para colocação do soquete


Passo 2: 

Montagem do cabeamento da nossa maquete, você irá utilizar os soquetes e cabos para que possamos ascender as lampadas. Uma ponta do cabo da tomada será ligada no soquete e a outra será ligada no Relé, a mesma coisa com o segundo cabo do soquete, depois é só colocar o soquete nos furos da maquete e colocar as lampadas. Você também pode decorar  a maquete como quiser, colocando móveis ou pintando. 

Faça 3 como esse


Maquete Finalizada
Passo 3:

Devemos agora fazer a programação do ESP32. Como o código é muito extenso vou disponibilizar o mesmo para download, não se preocupe pois o código está comentado para seu fácil entendimento. 



Passo 4:

Agora devemos voltar nossa atenção para o desenvolvimento do aplicativo, existem muitas plataformas para construção do aplicativo, mas eu usei o App Inventor que é bem fácil de manusear. Abaixo está o código fonte para download e como ficou a interface do usuário. 




Na galeria está o vídeo de como ficou o projeto e mais fotos da maquete. 





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