2º Laboratório - Conexão com a Internet WiFi e Definição do Projeto

Nesse Laboratório temos como objetivo criar um algoritmo capaz de conectar o ESP32 a internet. Isso será de enorme importância para nosso projeto final da disciplina de Comunicação de Dados que está exposto no final da postagem.   

Materiais Necessários

  • 1 ESP32
  • 1 Prothoboard
  • 1 Cabo USB para micro USB (cabo de alimentação de Smartphone)
  • Computador com entrada USB
  • Plataforma IDE Arduíno (Caso não tenha instalado veja  Postagem anterior

Passo 1:

Conecte o ESP32 na prothoboard e conecte o cabo USB no computador e no ESP32.


Passo 2:

Abra a plataforma de desenvolvimento Arduíno e insira o código abaixo: 





Entendendo o Código:

#include<WiFi.h> : Importando a biblioteca WiFi .

const char * usuario = 'Mortadela': Contante do tipo Char (representa caractere) para inserção do nome da rede que quer conectar, nesse exemplo Mortadela é o nome da rede. 

const char * senha = 'pamonha10': Contante do tipo Char (representa caractere) para inserção da senha  da rede que quer conectar, nesse exemplo pamonha10 é a senha da rede. 

Serial.begin(115200): Inicia monitor serial para verificar se a conexão foi feita com exito. 

WiFi.begin(usuario, senha): Incia conexão com a internet com o usuário e senha definido nas constantes. 

while (WiFi.status() != WL_CONNECTED): Laço (loop) para verificação do status de conexão, se a conexão for feita será realizada uma dada tarefa, caso não tenha conectado será realizada outra tarefa.

Passo 3: 

Após a inserção do código e ter todo o hardware conectado, mande o código gravar (compilar) no ESP32 como mostrado na postagem passada (1º Home laboratory - Led Intermitente), e verifique a resposta. Para verificar a resposta no monitor serial, click no menu Ferramentas e depois Monitor serial.



Pronto Conexão estabelecida !!


Definição do Projeto:


Nesse projeto iremos conectar o ESP32 à um relé que acionará ou desligará lâmpada através de um aplicativo de Smartphone criado no App Inventor. Ainda pretendemos gravar em banco de dados a quantidade de vezes que a lampada foi acionada. 

Materiais Necessários: 



  • 1 ESP32
  • 1 Prothoboard
  • 1 Cabo USB para micro USB (cabo de alimentação de Smartphone)
  • Computador com entrada USB
  • Módulo Relé 5V 10A
  • Jumpers 
  • 3 lampada e soquete. 
  • Cabos
  • Plataforma IDE Arduíno (Caso não tenha instalado veja  Postagem anterior







Nenhum comentário:

Postar um comentário